quarta-feira, 16 de março de 2011

PROJETO EDUCAÇÃO E SAÚDE DA FACULDADE VALE DO SALGADO PROMOVE CIRCUITO DE PALESTRAS EDUCATIVAS...

A sexualidade sempre foi um tema de dificil discussão, sobretudo para crianças. A curiosidade, a descoberta das diferenças no próprio corpo e no corpo do outro, a descoberta das caricias e a fonte incontestável de prazer que o sexo representa, fizeram do assunto um tabu e algo que "não é conversa para crianças" contribuindo ainda mais na imaginação de "cabecinhas" ansiosas por informações.

Para os jovens é algo semelhante. Dúvidas frequentes fazem do convívio desse jovem com a sociedade juvenil algo ainda mais dificultoso. Para Marta Suplicy o objetivo da educação sexual na escola consiste em colocar professores com um preparo adequado e desempenhar de forma significativa seu papel, ajudando os alunos a superarem suas angustias, dúvidas e ansiedades visto que estes chega a escola com todo tipo de falta de informação e geralmente com uma atitude negativa em relação ao sexo. As dúvidas, as crendices e posições negativas serão transmitidos aos colegas. Educação sexual não significa apenas passar informações sobre sexo. Significa também o contato pessoa/pessoa, transmissão de valores, atitudes e comportamentos.

Por todos esses motivos torna-se necessário que a escola tenha educadores preparados para esclarecer as dúvidas dos alunos. É importante que o professor demosntre que as manifestações da sexualidade são prazerosas e fazem parte do desenvolvimento saudável de todo ser humano, dessa forma o professor estará contribuindo pra que o aluno reconheça suas necessidades e desejos, ao mesmo tempo em que aprende as normas de comportamento necessário para viver em sociedade.

A Faculdade Vale do Salgado através de seu constante compromisso em melhorar não só o ensino mas a consiencia, a responsabilidade e a qualidade de vida da população icoense, em parceria com as escolas de ensino médio do municipio realizou nos dias que antecedeu o carnaval palestras educativas com a temática DSTs-AIDS. Acobertando os alunos de ensino médio de forma intensa e gerenciada pelo Prof. Hildson Leandro as palestras foram realizadas no campus da FVS com o apoio ímpar dos Núcleos Gestores das escolas. Nestas palestras alem de informações repassadas, materiais informativos foram distribuídos assim como preservativos para que estes jovens possam colocar em prática a consciência que tanto se almeja.

Através deste trabalho percebemos quão importante foi mediante os impactos nos indicadores de saúde da sociedade alem de estar ciente que ainda há muito a ser feito no futuro próximo com esta população ate que nossa sociedade aprenda a se compor com as exigências de nossa sexualidade sem preconceitos e tabus.