sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Ceará desenvolve primeira vacina vegetal no mundo para combate ao vírus da dengue

Foi produzida por pesquisadores da Universidade Estadual do Ceará
(Uece) a primeira vacina de origem vegetal no mundo, segundo divulgou,
nesta sexta-feira, 18, a assessoria da Uece.

De acordo com a professora Isabel Florindo Guedes, bioquímica
responsável pela pesquisa, o processo é totalmente pioneiro: ?até o
momento nenhuma vacina no mundo tinha sido produzida à base de
planta?. A nova tecnologia deverá combater os quatro tipos de
manifestação do vírus da dengue, incluindo o hemorrágico.

O feijão de corda (Vigna unguiculata) foi o vegetal utilizado no
procedimento para produção de antígenos para combater o vírus da
dengue. No processo, os cientistas injetaram genes do vírus na planta,
a qual desenvolveu as proteínas anticorpos capazes de gerar as defesas
do organismo. A partir daí, os antígenos foram isolados, podendo então
ser aplicados em forma de vacina.

De acordo com os pesquisadores, uma única planta pode gerar até 50
doses de vacina. Os resultados obtidos por meio de testes em
camundongos foram positivos: os animais passaram a produzir anticorpos
protetores contra a dengue. O próximo passo é iniciar testes clínicos
em seres humanos.

A Uece protegeu a pesquisa por meio do seu Núcleo de Inovação
Tecnológica (NIT), através de depósito de pedido de patente junto ao
Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi). Neste momento, o
NIT e a Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica do Ceará (Redenit-CE)
estão trabalhando na transferência desta tecnologia para o mercado, a
fim de que a vacina possa ser produzida em escala industrial.

Redação O POVO Online, com informações da Uece

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Em 95% dos casos, câncer de testículo atinge homens até 35 anos

Um levantamento do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) aponta que 95% dos casos de câncer de testículo atingem homens com até 35 anos. O Icesp concluiu ainda que 60% dos pacientes atendidos no instituto com esse tipo de tumor iniciam o tratamento com a doença já em estágio avançado. Assim, é necessário utilizar a quimioterapia.

Segundo a Secretaria de Saúde de São Paulo, o Icesp atende cerca de 150 pacientes com o problema por ano. O tumor de testículo é raro e pode ser evitado. O Icesp afirma que o diagnóstico precoce é fundamental e extremamente eficaz para combater a doença. É importante que os homens realizem o autoexame. Em 98% dos casos, os pacientes têm queixas de dor e aumento de volume testicular.

"É essencial que os homens realizem o autoexame e fiquem atentos a qualquer anomalia na região dos testículos. Apesar de raro, o tumor existe e o diagnóstico precoce aumenta as chances de sucesso na luta contra a doença", alerta o coordenador do setor de urologia do Icesp, Marcos Dall'Oglio.

Álcool mata mais que Aids, violência e tuberculose, segundo OMS

Quase 4% de todas as mortes no mundo são atribuídas ao álcool, alertou a Organização Mundial de Saúde (OMS) em relatório divulgado nesta sexta-feira (11). A entidade da Organização das Nações Unidas (ONU) lembrou que o álcool é associado com muitas questões sociais sérias, como violência, negligência infantil e abusos, além de faltas ao trabalho. A porcentagem de mortes por álcool é maior do que as de mortes causadas por Aids, violência e tuberculose, diz a OMS.

O relatório afirma que o uso abusivo do álcool provoca 2,5 milhões de mortes todos os anos. No grupo com idades entre 25 e 39 anos, 320 mil pessoas morrem por problemas relacionados ao álcool, resultando em 9% das mortes nessa faixa etária. A OMS informou ainda que o álcool prejudica a vida não somente de quem o consome em excesso, mas também dos que se relacionam com essas pessoas. "Uma pessoa intoxicada pode prejudicar outras ou colocá-las em risco de acidentes de trânsito ou por comportamento violento, ou afetar negativamente colegas de trabalho, parentes e desconhecidos", afirma o texto.

A bebida em excesso é um importante fator para problemas psiquiátricos, em males como a epilepsia, e de doenças cardiovasculares, cirrose e vários tipos de câncer. "Ferimentos fatais atribuíveis ao consumo de álcool tendem a ocorrer em faixas etárias relativamente mais jovens", afirma.

O relatório global 2011 sobre álcool e saúde da OMS busca fornecer informações para os Estados vinculados à entidade e apoiar os esforços para se reduzir os danos do álcool, dando atenção para as consequências sociais e de saúde do consumo abusivo da bebida. A OMS lembra que o grau de risco para o consumo de álcool varia conforme a idade, o sexo e outras características biológicas do consumidor. É preciso observar, segundo a entidade, a quantidade de álcool consumido, mas também o padrão de consumo da pessoa em questão.

A OMS recomenda que os governos regulem o mercado de venda de bebidas, em particular para pessoas mais jovens. Também sugere regulações e restrições à disponibilidade do álcool, políticas apropriadas para se evitar que motoristas dirijam bêbados e a redução da demanda, com impostos mais altos. Afirma ainda que é preciso que os governos forneçam tratamento para pessoas com problemas com o álcool e implementem programas e intervenções breves diante do uso perigoso e prejudicial da bebida. A íntegra do relatório está disponível no site da OMS, em inglês (http://www.who.int).

Reunião de fatores de risco pode ajudar a detectar doenças cardiovasculares em jovens

Uma reunião de fatores de risco pode ajudar a detectar doenças cardiovasculares em jovens, de acordo com os resultados de um estudo cruzado divulgado online em Pediatrics.

“Fatores de risco cardiovascular predizem o desenvolvimento de aterosclerose prematura,” escreveram a Dra. Amy S. Shah, do Cincinnati Children's Hospital Medical Center, em Cincinnati, Ohio, e seus colegas.

Os objetivos do estudo foram investigar se um método simples de reunião de riscos cardiovasculares poderia identificar alterações ateroscleróticas precoces em jovens e comparar a utilidade da reunião de riscos para predizer a doença vascular precoce versus a pontuação aceita de Determinantes Biopatológicos da Aterosclerose.

Os pesquisadores coletaram dados demográficos, antropométricos, laboratoriais e vasculares de 474 jovens, com média de idade de 18 anos. Com base nos números de fatores de risco cardiovascular, os participantes foram categorizados como sendo de baixo risco se tivessem de 0 a 1 fatores de risco, ou como sendo de alto risco se tivessem 2 fatores de risco ou mais, e as diferenças entre os grupos e os desfechos vasculares forma comparados para esses 2 grupos.

Os pesquisadores compararam a reunião de riscos cardiovasculares versus a pontuação de Determinantes Biopatológicos da Aterosclerose em Jovens usando modelos lineares.

A espessura e a rigidez vasculares foram maiores no grupo de alto risco versus o grupo de baixo risco (P < 0,05). A reunião de riscos cardiovasculares foi associada a estruturas e funções vasculares anormais, com base em modelos de regressão com ajustamento para idade, etnia e gênero.

Apesar de a pontuação de Determinantes Biopatológicos da Aterosclerose em Jovens também ter sido associada a estruturas e funções vasculares anormais, a reunião de fatores de risco cardiovascular foi um preditor mais confiável de anomalias vasculares.

“A reunião de riscos cardiovasculares é uma ferramenta confiável para avaliar a função vascular alterada,” escreveram os autores do estudo. “Sua simplicidade, comparada à pontuação de Determinantes Biopatológicos da Aterosclerose em Jovens, fornece uma ferramenta vantajosa para que o médico atuante possa identificar os jovens que estejam sob risco mais alto para doença cardiovascular.”

As limitações desse estudo incluem a incapacidade de considerar todos os riscos cardiovasculares conhecidos; incapacidade de determinar se houve quaisquer alterações vasculares no grupo de baixo risco; e o desenho cruzado, impedindo que se possa determinar o momento das alterações na vasculatura, em relação ao desenvolvimento dos fatores de risco.

“A disfunção vascular é documentada em jovens com 2 ou mais fatores de risco cardiovascular,” concluem os autores do estudo. Essas alterações estão associadas com a reunião de fatores de risco cardiovascular...

Nosso trabalho sugere que, como em adultos, a avaliação de múltiplos fatores de risco deve ser uma parte integrante do cuidado com adolescentes, a fim de identificar aqueles que estejam sob risco de doença aterosclerótica precoce e aqueles aos quais a alteração do risco deva ser aplicada.”


Os Institutos Nacionais de Saúde apoiaram esse estudo. Os autores não declararam conflitos de interesse.

O aumento na ingestão de aditivos de açúcar entre os adolescentes norte-americanos está relacionado com o risco cardiovascular

Na publicação on-line da revista Circulation, foram relatados os resultados de um estudo transversal que indica o aumento na ingestão de aditivos de açúcar pelos adolescentes norte-americanos estão relacionados com o alto risco de doença cardiovascular.

A Dra. Jean A. Welsh, do Nutrition and Health Science Program na Emory University School of Medicine, em Atlanta, Geórgia, e colaboradores, relatam: "apesar de o aumento no consumo de carboidratos e de açúcar estar relacionado com um maior risco de doenças cardiovasculares entre os adultos, pouco se sabe sobre o impacto de aditivos de açúcares (dos adoçantes calóricos) entre os adolescentes norte-americanos".

Os dados dietéticos de 2.157 adolescentes norte-americanos, inscritos no National Health and Nutrition Examination Survey 1999-2004 e obtidos através do inventário do consumo alimentar de 24 horas, foram combinados com as informações do conteúdo de aditivos açúcar disponíveis no banco de dados MyPyramid do US Department of Agriculture.

As medidas do risco de doença cardiovascular foram estimadas em função do nível de ingestão de açúcar (<10%, 10% a <15%, 15% a <20%, 20% a <25%, 25% a <30%, e ≥ 30% da energia total ingerida).

Os métodos estatísticos multivariáveis foram ajustados para que os dados fossem representativos da população de adolescentes norte-americanos e as variâncias foram ajustadas para dar conta dos métodos de amostragem complexa.

O consumo médio diário de aditivos de açúcar foi de 21,4% do total de energia ingerido. O consumo de açúcar se correlacionava inversamente com os valores médios da lipoproteína de alta densidade (HDL) em mmol / L.

Aqueles que consumiam menos tinham um valor médio de HDL = 1,40 (intervalo de confiança [IC] de 95%, 1,36-1,44) e os que mais consumiam tinham uma média de 1,28 (IC de 95%, 1,23-1,33; P tendência de 0,001).

Para os adolescentes que estavam com sobrepeso ou obesidade, definidas pelo índice de massa corporal igual ou superior ao percentil 85, a adição de açúcar se relacionou diretamente com o modelo homeostase de avaliação da resistência à insulina (HOMA-IR; P tendência linear = 0,004).

Os autores do estudo relatam: "O consumo de açúcares entre adolescentes norte-americanos está relacionado de modo positivo com várias medidas que, sabidamente, aumentam o risco de doenças cardiovasculares,"

As limitações deste estudo incluem o seu desenho transversal, com as informações sobre a exposição e os desfechos sendo medidos ao mesmo tempo, excluindo a determinação de causalidade; a utilização de informações dietética apenas das 24 horas; e a falta de informação sobre a validade do processo utilizado para estimativa do teor dos aditivos de açúcar contidos no banco de dados MyPyramid Equivalents do US Department of Agriculture.

Os autores do estudo concluem: "apesar de serem necessárias mais pesquisas para avaliar o efeito dos aditivos de açúcar em longo prazo, os resultados deste estudo já sugerem que o risco futuro de doenças cardiovasculares pode ser reduzido, minimizando o consumo de aditivos de açúcares entre os adolescentes”.

Um dos autores do estudo (Dra. Miriam B. Vos) foi financiada, em parte, por um prêmio do National Institutes of Diabetes and Digestive and Kidney Diseases e pela Children's Digestive Health and Nutrition Foundation. A Dra. Vos também é o autora do The No-Diet Obesity Solution for Kids, das quais recebe royalties. Os autores do estudo não declararam relações financeiras relevantes.

EU APOIO ESTA TROCA - TROQUE 01 PARLAMENTAR POR 344 PROFESSORES

O salário de 344 professores que ensinam = ao de 1 parlamentar que rouba
Essa é uma campanha que vale a pena!

Repasso com solidária revolta!
Prezado amigo!
Sou professor de Física, de ensino médio de uma escola pública em uma cidade do interior da Bahia e gostaria de expor a você o meu salário bruto mensal: R$650,00

Eu fico com vergonha até de dizer, mas meu salário é R$650,00. Isso mesmo! E olha que eu ganho mais que outros colegas de profissão que não possuem um curso superior como eu e recebem minguados R$440,00. Será que alguém acha que, com um salário assim, a rede de ensino poderá contar com professores competentes e dispostos a ensinar? Não querendo generalizar, pois ainda existem bons professores lecionando, atualmente a regra é essa: O professor faz de conta que dá aula, o aluno faz de conta que aprende, o Governo faz de conta que paga e a escola aprova o aluno mal preparado. Incrível, mas é a pura verdade! Sinceramente, eu leciono porque sou um idealista e atualmente vejo a profissão como um trabalho social. Mas nessa semana, o soco que tomei na boca do estomago do meu idealismo foi duro!
Descobri que um parlamentar brasileiro custa para o país R$10,2 milhões por ano... São os parlamentares mais caros do mundo. O minuto trabalhado aqui custa ao contribuinte R$11.545.
Na Itália, são gastos com parlamentares R$3,9 milhões, na França, pouco mais de R$2,8 milhões, na Espanha, cada parlamentar custa por ano R$850 mil e na vizinha Argentina R$1,3 milhões.
Trocando em miúdos, um parlamentar custa ao país, por baixo, 688 professores com curso superior !
Diante dos fatos, gostaria muito, amigo, que você divulgasse minha campanha, na qual o lema será:

'TROQUE UM PARLAMENTAR POR 344 PROFESSORES'.

Repassar esta mensagem é uma obrigação, é sinal de patriotismo, pois a vergonha que atualmente impera em nossa política está desmotivando o nosso povo e arruinando o nosso querido Brasil.
É o mínimo que nós, patriotas, podemos fazer.

FRASE DO DIA

"A bondade consiste em estimar e amar os outros para além do que eles merecem"

BIG BROTHER BRASIL - (Luiz Fernando Veríssimo)

Que me perdoem os ávidos telespectadores do Big Brother Brasil (BBB), produzido e organizado pela nossa distinta Rede Globo, mas conseguimos chegar ao fundo do poço...A décima primeira (está indo longe!) edição do BBB é uma síntese do que há de pior na TV brasileira. Chega a ser difícil,... encontrar as palavras adequadas para qualificar tamanho atentado à nossa modesta inteligência.

Dizem que em Roma, um dos maiores impérios que o mundo conheceu, teve seu fim marcado pela depravação dos valores morais do seu povo, principalmente pela banalização do sexo. O BBB é a pura e suprema banalização do sexo. Impossível assistir, ver este programa ao lado dos filhos. Gays, lésbicas, heteros... todos, na mesma casa, a casa dos “heróis”, como são chamados por Pedro Bial. Não tenho nada contra gays, acho que cada um faz da vida o que quer, mas sou contra safadeza ao vivo na TV, seja entre homossexuais ou heterosexuais. O BBB é a realidade em busca do IBOPE...

Veja como Pedro Bial tratou os participantes do BBB. Ele prometeu um “zoológico humano divertido” . Não sei se será divertido, mas parece bem variado na sua mistura de clichês e figuras típicas.

Pergunto-me, por exemplo, como um jornalista, documentarista e escritor como Pedro Bial que, faça-se justiça, cobriu a Queda do Muro de Berlim, se submete a ser apresentador de um programa desse nível. Em um e-mail que recebi há pouco tempo, Bial escreve maravilhosamente bem sobre a perda do humorista Bussunda referindo-se à pena de se morrer tão cedo.

Eu gostaria de perguntar, se ele não pensa que esse programa é a morte da cultura, de valores e princípios, da moral, da ética e da dignidade.

Outro dia, durante o intervalo de uma programação da Globo, um outro repórter acéfalo do BBB disse que, para ganhar o prêmio de um milhão e meio de reais, um Big Brother tem um caminho árduo pela frente, chamando-os de heróis. Caminho árduo? Heróis?

São esses nossos exemplos de heróis?

Caminho árduo para mim é aquele percorrido por milhões de brasileiros: profissionais da saúde, professores da rede pública (aliás, todos os professores), carteiros, lixeiros e tantos outros trabalhadores incansáveis que, diariamente, passam horas exercendo suas funções com dedicação, competência e amor, quase sempre mal remunerados..

Heróis, são milhares de brasileiros que sequer têm um prato de comida por dia e um colchão decente para dormir e conseguem sobreviver a isso, todo santo dia.

Heróis, são crianças e adultos que lutam contra doenças complicadíssimas porque não tiveram chance de ter uma vida mais saudável e digna.

Heróis, são aqueles que, apesar de ganharem um salário mínimo, pagam suas contas, restando apenas dezesseis reais para alimentação, como mostrado em outra reportagem apresentada, meses atrás pela própria Rede Globo.

O Big Brother Brasil não é um programa cultural, nem educativo, não acrescenta informações e conhecimentos intelectuais aos telespectadores, nem aos participantes, e não há qualquer outro estímulo como, por exemplo, o incentivo ao esporte, à música, à criatividade ou ao ensino de conceitos como valor, ética, trabalho e moral.

E ai vem algum psicólogo de vanguarda e me diz que o BBB ajuda a "entender o comportamento humano". Ah, tenha dó!!!

Veja o que está por de tra$$$$$$$$$$$$$$$$ do BBB: José Neumani da Rádio Jovem Pan, fez um cálculo de que se vinte e nove milhões de pessoas ligarem a cada paredão, com o custo da ligação a trinta centavos, a Rede Globo e a Telefônica arrecadam oito milhões e setecentos mil reais. Eu vou repetir: oito milhões e setecentos mil reais a cada paredão.

Já imaginaram quanto poderia ser feito com essa quantia se fosse dedicada a programas de inclusão social: moradia, alimentação, ensino e saúde de muitos brasileiros?

(Poderiam ser feitas mais de 520 casas populares; ou comprar mais de 5.000 computadores!)

Essas palavras não são de revolta ou protesto, mas de vergonha e indignação, por ver tamanha aberração ter milhões de telespectadores.

Em vez de assistir ao BBB, que tal ler um livro, um poema de Mário Quintana ou de Neruda ou qualquer outra coisa..., ir ao cinema..., estudar... , ouvir boa música..., cuidar das flores e jardins... , telefonar para um amigo... , visitar os avós... , pescar..., brincar com as crianças... , namorar... ou simplesmente dormir.

Assistir ao BBB é ajudar a Globo a ganhar rios de dinheiro e destruir o que ainda resta dos valores sobre os quais foi construída nossa sociedade.