segunda-feira, 30 de maio de 2011

Profissionais do PSF são treinados para prevenir Hanseníase

A Escola de Saúde Pública do Ceará, através da Coordenadoria de Pós-Graduação de Vigilância em Saúde, promoverá o Curso de Ações Básicas e Prevenção de Incapacidades Físicas em Hanseníase para Profissionais do Programa de Saúde da Família. O objetivo é desenvolver nestes profissionais conhecimentos, habilidades e atitudes nas ações de prevenção e controle da Hanseníase.

O curso, que acontece no período de 30 maio a 3 de junho, na sede da ESP-CE, conta com a parceria com a Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde, por meio do Núcleo de Prevenção e Controle de Doenças da Secretaria de Saúde do Ceará, e a colaboração do Centro de Referência Regional em Dermatologia Sanitária Dona Libânia.

Estão sendo ofertadas 40 vagas, contemplando as Coordenadorias Regionais de Saúde (CRES) 3º, 8ª, 11ª, 12ª, 15ª, 17ª, 18ª e 20ª. São duas vagas: uma para enfermeiro e uma para médico dos seguintes municípios: Guaiúba, Pedra Branca, Quixeramobim, Cariré, Groaíras, Meruoca, Senador Sá, Sobral, Itarema, Monsenhor Tabosa, Nova Russas, Cedro, Icó, Ipaumirim, Lavras da Mangabeira, Iguatu, Campos Sales, Araripe e Várzea Alegre (duas vagas para médicos).

Hanseníase

Conhecida desde os tempos remotos como lepra, a Hanseníase é uma doença infecto-contagiosa de evolução crônica que se manifesta, principalmente, por lesões cutâneas com diminuição de sensibilidade térmica, dolorosa e tátil. Tais manifestações são resultantes da predileção do Mycobacterium leprae, agente causador da doença de Hansen, que acomete as células cutâneas e nervosas periféricas.

A alta endemicidade da doença em uma área pode proporcionar múltiplas exposições da população ao bacilo, além de propiciar que tal exposição se dê nos primeiros anos de vida, sendo um dos indicadores mais sensíveis em relação a situação de controle da hanseníase.

Segundo levantamento do Ministério da Saúde, a incidência de Hanseníase, no Brasil, teve uma queda de 30% entre 2003 e 2008. A melhoria da atenção à saúde, principalmente na rede básica, é relatada como um dos motivos para a queda na detecção de novos registros da doença.

A Hanseníase, além de ser um grave problema de saúde pública por sua magnitude e transcendência, acarreta repercussões físicas, emocionais e sociais quando não se faz um diagnóstico e tratamento oportuno.

Mais informações nos telefones (85) 3101. 1400 / 1407

SEMINÁRIO DEBATE CONTROLE DA TUBERCULOSE

A Escola de Saúde Pública do Ceará, através da Coordenadoria de Pós-Graduação de Vigilância em Saúde, promoverá, nos dias 30 e 31 de maio, o Seminário de Manejo Clínico da Tuberculose, no Hotel Mareiro, em Fortaleza. O evento conta com a parceria da Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde, por meio do Programa de Controle da Tuberculose da Secretaria de Saúde do Ceará e do Ministério da Saúde.

Este curso visa instrumentalizar profissionais médicos nas novas recomendações para o controle da tuberculose no Brasil, possibilitando que esses profissionais tornem-se multiplicadores de saberes e condutas referentes à detecção precoce de bacilíferos positivos e continuidade dos portadores em tratamento.

Estão sendo disponibilizadas 100 vagas no total, contemplando todas as 21 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRES) e distribuídas da seguinte forma: 20 vagas para o município de Fortaleza, 10 para 2ª, priorizando 5 vagas para o município de Caucaia, 10 para a 3ª, priorizando 05 vagas para o município de Maracanaú e 2 para o município de Maranguape, 10 para a 11ª, priorizando 5 vagas para o município de Sobral, 8 para a 20ª, priorizando 4 vagas para o município de Crato, 6 para a 21ª, priorizando 2 vagas para o município de Juazeiro, 4 para a 6ª, priorizando 2 vagas para o município de Itapipoca e 2 vagas para as demais CRES.

Tuberculose

Reconhecida como uma emergência global pela Organização Mundial de Saúde, a tuberculose é prioridade do governo brasileiro desde 2003. É uma das doenças infecciosas que mais mata em todo o mundo e a principal causa de mortalidade entre pessoas infectadas pelo HIV.

O Brasil tem, ainda, elevadas taxas de incidência e de mortalidade por tuberculose, ocupando o 18º lugar em número absoluto de casos. No Ceará, em 2010, foram notificados 3430 mil casos novos correspondendo uma taxa de incidência de 40,1 por 100 mil habitantes e uma taxa de mortalidade de 3 por 100 mil habitantes.

CAPACITAÇÃO DE DENGUE

A capacitação de profissionais de saúde sobre a dengue foi o foco de uma iniciativa conjunta da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE) e da Secretaria da Saúde do Ceará (SESA). De março até maio deste ano, médicos e enfermeiros que atuam na Estratégia Saúde da Família e Emergências dos hospitais de diferentes municípios cearenses participaram do curso “Capacitação sobre o Manejo de Casos de Dengue”.



Ao todo, foram realizados 13 cursos em 83 municípios, mobilizando 708 profissionais de saúde. As duas últimas capacitações contemplaram os municípios de Icó (dia 24/05) e Brejo Santo (dia 25/05).



Promovido pela ESP-CE, em parceria com a Coordenadoria de Promoção e Proteção da Saúde da SESA, através do Núcleo de Vigilância Epidemiológica e Atenção Básica, o curso “Capacitação sobre o Manejo de Casos de Dengue” se apresentou como uma proposta de capacitação de profissionais de referência nos sistemas de saúde locais.



Este curso teve como um dos seus eixos a reflexão acerca das práticas pedagógicas e as metodologias de ensino tradicionalmente adotadas nos processos educativos em saúde para discutir a implementação de uma teoria crítico-reflexiva, enquanto elemento integrador dos processos educativos. O compromisso desta capacitação foi de tornar sua clientela referência e multiplicadora dos conhecimentos gerais e específicos adquiridos, adotando o mesmo método de ensino-aprendizagem.



A iniciativa aprofundou os conhecimentos dos profissionais de saúde sobre os conceitos envolvidos na compreensão do comportamento epidemiológico, das atividades de controle e do tratamento desta doença. Desta forma, buscou-se soluções para atender as demandas dos profissionais de saúde a fim de que se tornem aptos a prestarem assistência de qualidade, em qualquer nível de atenção, aos pacientes com dengue, em todas as suas formas de apresentação.



Municípios



O curso mobilizou 83 municípios cearenses: 30/03 - Caucaia: Caucaia, Fortaleza, São Gonçalo do Amarante; 06/04 - Itapipoca: Itapipoca, Amontada, Miraíma, Trairí, Tururu, Uruburetama, Umirim; 19/04 - Guaiúba: Guaiúba, Barreira, Palmácia; 26/04 - Eusébio: Eusébio, Itaitinga; 14/04 e 09/05 - Crato: Crato, Araripe, Altaneira, Antonina do Norte, Campos Sales, Farias Brito, Juazeiro, Potengi, Nova Olinda, Salitre, Santana do Cariri, Várzea Alegre, Tarrafas; 27/04 - Sobral: Sobral, Alcântaras, Catunda, Coreaú, Forquilha, Frecheirinha, Graça, Groaíras, Santana do Acaraú, Uruoca, Hidrolândia, Ipu, Irauçuba, Massapé, Meruoca, Moraújo, Pacujá, Pires, Ferreira, Reriutaba, Sta. Quitéria, Varjota; 19/04 - Quixadá: Quixeramobim, Banabuiú, Quixadá, Senador Pompeu, Ibaretama, Milhã, Choró, Pedra Branca, Solonópole, Ibicuitinga; 18/04 e 02/05 - Juazeiro: Missão Velha, Jardim, Barbalha, Juazeiro, Caririaçu, Granjeiro; 11/05 – Brejo Santo: Abaiara, Aurora, Barro, Brejo Santo, Jati, Mauriti, Milagres, Pena Forte, Porteiras.



Dengue



A dengue é considerada, hoje, como um importante problema de saúde pública em muitas regiões do mundo, particulamente no Brasil. As manifestações clínicas da doença vão desde as formas brandas até as formas mais graves, com grande número de mortes em algumas regiões. Em virtude disso e, mais especificamente, pela progressão do número de casos de dengue e de áreas infestadas pelo mosquito Aedes aegypti, tornou-se imperativo o desenvolvimento de estratégias para controle dessa doença.



No Brasil, diversos programas foram instituídos para combater aspectos pontuais da doença como, por exemplo, combate ao mosquito e elaboração de materiais educativos. No entanto, a situação continua crítica, uma vez que a progressão de áreas infestadas atinge mais de 3.000 municípios, tendo aumentado o número de casos, assim como, as formas graves da doença . No último alerta do Ministério da Saúde, o Ceará ficou entre os 10 Estados em situação de risco de epidemia de dengue, fazendo com que a SESA reforçasse as ações de prevenção e combate ao mosquito transmissor da doença.



Mais informações: 85 3101.1400

DIA MUNDIAL DO TABACO

A Escola de Saúde Pública do Ceará e a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, por meio da Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde e o Núcleo de Vigilância Sanitária, comemoram o Dia Mundial sem Tabaco, celebrado em 31 de maio, com a realização de uma palestra intitulada “Ações de Controle do Tabaco”.

Segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS, o tabagismo é a segunda causa mundial de morte, estando atrás, apenas, da hipertensão e, sendo responsável pelo óbito de um em cada dez adultos no mundo.

A celebração do Dia Mundial sem Tabaco tem o objetivo de sinalizar os riscos para a saúde associados ao consumo do tabaco, e fomentar políticas públicas eficazes de redução do seu consumo. A OMS instituiu esse dia em 1987 para chamar a atenção do mundo sobre a epidemia do tabagismo e suas conseqüências letais.

Na ESP-CE, a comemoração acontece no dia 30 de maio, às 10h, no auditório Ciro Gomes, ocasião em que será proferida a palestra conduzida por Vânia Regina Câmara Campelo, técnica da Gerência de Produtos Derivados do Tabaco da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA.

O evento será gratuito, aberto à comunidade, e compõe as atividades do Curso de Vigilância Sanitária de Produtos de Interesse à Saúde, a ser realizado no período de 30 de maio a 3 de junho, também na ESP-CE.

Destinado aos técnicos de Vigilância Sanitária das Coordenadorias Regionais de Saúde-CRES de Fortaleza/Cascavel (1ª CRES), Caucaia (2ª CRES), Maracanaú (3ª CRES), Baturité (4ª CRES) e Canindé (5ª CRES), o curso tem por objetivo aprimorar os conhecimentos técnicos e habilidades dos profissionais para uma ampla, multidisciplinar e multiprofissional atuação na área de Vigilância Sanitária de Produtos Relacionados à Saúde, contribuindo para o fortalecimento do processo de descentralização das ações de VISA..

Informações poderão ser obtidas através dos telefones: (85) 3101.1400 / (85) 3101.1407.