sexta-feira, 4 de março de 2011

Causas principais que prejudicam o fígado

1. Dormir tarde e despertar tarde
2. Não urinar pela manhã
3. Comer demasiado
4. Pular o café da manhã
5. Consumir muitos medicamentos
6. Consumir conservantes, colorantes, adoçantes artificiais
7. Consumir óleos de cozinha não saudáveis. Reduz o mais possível o consumo de alimentos fritos mesmo quando utilizes azeites benéficos. Não consumas alimentos fritos quando estiveres cansado ou doente a menos que sejas muito magro, mas se puderes, evita-o.
8. Consumir alimentos demasiado cozidos sobrecarregam o fígado.
Os vegetais devem ser comidos crus ou pouco cozidos. Se consomes vegetais fritos deves fazê-lo de uma só vez, ou seja, não deves guardá-los para consumo posterior.

Devemos seguir estes conselhos sem que signifique maior gasto. Só temos que adotar um estilo de vida mais saudável e melhorar os nossos hábitos alimentares. Manter bons hábitos de alimentação e exercício é muito positivo para que o nosso organismo absorva o que necessita e elimine os químicos no seu "horário".

LEVA MAIS À SÉRIO A TUA SAÚDE....

E PARTILHA ESTA INFORMAÇÃO COM TODOS OS TEUS AMIGOS!!!
ABRAÇO DO PROF. HILDSON

HÁBITOS QUE PREJUDICAM O CÉREBRO (matam neurônios)

1. Não tomar o café da manhã
A pessoa que não toma o pequeno-almoço tem baixo nível de açúcar no sangue. Isto gera uma quantidade insuficiente de nutrientes ao cérebro causando a sua degeneração paulatinamente.

2. Comer demais
Isto causa o endurecimento das artérias do cérebro, causando também baixa capacidade mental.

3. Fumar
Causa a diminuição do tamanho cerebral e promove também a doença de Alzheimer.

4. Consumir altas quantidades de açúcar
O alto consumo de açúcar interrompe a absorção de proteínas e outros nutrientes causando má nutrição e pode interferir no desenvolvimento do cérebro.

5. Contaminação do ar
O cérebro é o maior consumidor de oxigênio do corpo. Inalar ar contaminado diminui a sua oxigenação provocando uma diminuição da eficiência cerebral.

6. Dormir pouco
O dormir permite ao cérebro descansar. A falta de sono por períodos prolongados acelera a perda de células do cérebro.

7. Dormir com a cabeça coberta
Dormir com a cabeça coberta aumenta a concentração de dióxido de carbono e diminui o oxigênio causando efeitos adversos ao nosso cérebro.

8. Fazer o cérebro trabalhar quando estamos doentes
Trabalhar e estudar quando estás doente, além da dificuldade do cérebro para responder nesse estado, prejudica-o.

9. Falta de estimulação
Pensar é a melhor maneira de estimular o nosso cérebro e não fazê-lo provoca que o cérebro diminua o seu tamanho e portanto a sua capacidade.

10. Pratica a conversação inteligente
Conversas profundas ou intelectuais promovem a eficiência cerebral

Os alimentos "Top-five" causadores de câncer:

1. Cachorros quentes
Porque têm alto teor em nitratos. A "Câncer Preventivo Coalition" adverte que as crianças não devem comer mais de 2 salsichas por mês.

2. Carnes processadas e toucinho
Também contêm altos níveis de nitrato de sódio como as salsichas, assim como também no toucinho e outras carnes processadas aumentam o risco de doenças do coração. A gordura saturada do toucinho também é um grande colaborador na geração de câncer.

3. Donés (Donutts)
Os donés são duplamente causadores de câncer . Primeiro porque são elaboradas com flúor, açúcar refinado e óleo hidrogenado, depois são FRITOS a altas temperaturas. Os donés são o primeiro "alimento" de todos os que podes comer que elevará altamente o teu risco de gerar câncer.

4. Batatas fritas
Assim como os donutts, as batatas fritas são elaboradas com óleos hidrogenados e cozinhadas depois a altas temperaturas. Também contêm acrylamidas que se geram durante o processo de cozedura a altas temperaturas. Deveriam chamar-se batatas de câncer em vez de batatas fritas.

5. Biscoitos e bolachas
São geralmente elaboradas com flúor e açúcar. Até as que em suas etiquetas são orgulhosamente apresentadas como livres de gorduras transgénicas geralmente contêm ainda, só que em quantidades menores.

PRECISAMOS VIVER BEM PARA PRODUZIR MELHOR...

O MELHOR HORÁRIO PARA DORMIR - É melhor levar a sério!

Das 23 - 01:00: o corpo realiza o processo de desintoxicação da vesícula biliar, e idealmente deve ser processado num estado de sono profundo.

Durante as primeiras horas da manhã 01:00- 03:00: processo de desintoxicação do fígado, idealmente deve suceder também num estado de sono profundo.
De madrugada 03:00- 05:00: desintoxicação dos pulmões. É por isso que por vezes neste horário se produzem fortes acessos de tosse. Quando o processo de desintoxicação atinge o trato respiratório é melhor não tomar medicamentos para a tosse já que interferem no processo de eliminação de toxinas.

Manhã 05:00- 07:00: desintoxicação do cólon. É o horário de ir à casa-de-banho para esvaziar o intestino.
Durante a Manhã de 07:00- 09:00:absorção de nutrientes no intestino delgado. É o horário perfeito para tomar o Café da manhã. Se estiver doente o Café da manhã deve ser tomado mais cedo: antes das 6:30 .
O Café da manhã antes das 7:30 é benéfico para aqueles que querem manter-se em forma.
Os que não têm por hábito tomar o Café da manhã devem tentar mudar o hábito, sendo menos prejudicial realizá-lo entre as 9:00 e as 10:00 em vez de ficar a manhã completa sem comer.
Dormir tarde e despertar tarde interromperá o processo de desintoxicação de químicos desnecessários ao teu organismo. Além disso deves ter em conta que das 00:00 às 4:00 é o horário em que a medula óssea está produzindo sangue. Então, procura dormir bem e não te deites tarde.

CUIDA DA TUA SAÚDE
Vive a vida com limites!

terça-feira, 1 de março de 2011

II CONFERÊNCIA ESTUDANTIL – ESCOLA QUE PROTEGE











Abrir espaço dentro das atividades curriculares para que os educandos possam apreender novos conceitos e principalmente estabelecer um diálogo direto, com foco no desenvolvimento crítico, se torna uma tarefa desafiadora, frente às demandas por uma educação conteudista e que privilegia a competição.
Nessa perspectiva, a Escola CERE Pe. José Alves de Macedo se lança ao desafio de promover a II Conferência Estudantil – Escola que protege, como atividade do Projeto de Sábados Letivos Temáticos. Onde ao passo que é desenvolvido o projeto Escola que protege, com vistas a informar, coibir e tratar formas de violência, também é colocado à disposição dos educandos um espaço de aprendizagem, onde a informação se transforma em conhecimento crítico sobre a sua realidade e a de sua comunidade.
A II Conferência Estudantil foi realizada no último dia vinte e seis de fevereiro, das sete e trinta às doze e trinta horas, no auditório da escola. Cerca de trezentos alunos, professores, pais e representantes da CREDE compareceram ao evento. Na abertura, o Diretor, Professor Cícero Ferreira, apresentou a ideia de promover a Conferência, na perspectiva de se efetivar o projeto Escola que Protege, assim como estabelecer um canal de comunicação entre escola e família. Fazendo menção às comemorações pelo Dia Internacional da Mulher. Em seguida, a Professora Cristina Sobral, Técnica da CREDE, que acompanha o projeto na regional, citou a iniciativa da escola como uma importante ação para o projeto. Fazendo lembrar que esse é o papel de toda a sociedade.
A primeira Palestra “A Mulher no Atual Contexto”, teve como palestrante a Professora Mestra e Doutora Josefa Nunes, que iniciou apresentando a nova realidade sociopolítica brasileira com a escolha da primeira mulher para o cargo máximo da república. Em seguida, fez um retrospecto histórico sobre o papel da mulher, da pré-história até os dias atuais. Passando a apresentar o atual contexto em que a mulher ganha destaque nas diversas áreas de atuação social. Como ilustração da luta feminista citou o caso Maria da Penha e o julgamento de Lindomar Castilho, em que a força feminina fez mudar rumos. Encerrando com a apresentação de propostas de continuidade da luta pelo reconhecimento da força intelectual e produtiva da mulher.
A segunda Palestra intitulada: “Várias Formas de Violência”, foi proferida pelo Professor e Psicopedagogo Clínico César Holanda. Em sua fala tratou de diferentes temas sobre a questão da violência, partindo do aborto e chegando até a violência contra os idosos. Nesse ínterim, apresentou violências como a prostituição, estupro, violência psicológica, bullying, pornografia, dentre outros. Utilizando da ludicidade através de ilustrações para apresentar os direitos das crianças e adolescentes. O ponto máximo da palestra foi a receptividade da plateia, onde houve várias manifestações e questionamentos, até mesmo apresentação de problemas vividos em família, numa verdadeira demonstração de que a efetivação do projeto se faz necessário.
A terceira e última palestra teve por tema “Sexo e Drogas – Formas de Auto-violência”, proferida pelo Professor e Enfermeiro Hildson Leandro, que fez uma abordagem clara e objetiva sobre a sexualidade e o sexo, bem como suas consequências para a saúde e principalmente para a vida dos adolescentes. Tratando também sobre as drogas e seu uso, de forma a demonstrar que estas podem se caracterizar como meios de reação, mas que geram transtornos psíquicos e sociais. Como é uma temática que instiga a curiosidade, a plateia mais uma vez participou através de perguntas e comentários.
Ao final, ficou a sensação de que não estava se encerrando uma conferência, mas sim, iniciando um processo de efetivação de um projeto, em que os objetivos do evento que eram informar e proporcionar a aprendizagem de novos conhecimentos, foi alcançado, servindo de meio para que novas prática nesse sentido sejam adotadas, como também, de mecanismos para promovermos a proteção e combate às práticas negativas que se instalam em nossa escola e sociedade.

A Evolução da Educação

Antigamente se ensinava e cobrava tabuada, caligrafia, redação, datilografia...
Havia aulas de Educação Física, Moral e Cívica, Práticas Agrícolas, Práticas Industriais e cantava-se o Hino Nacional, hasteando a Bandeira Nacional antes de iniciar as aulas...

Leiam o relato de uma Professora de Matemática:

Semana passada, comprei um produto que custou R$ 15,80. Dei à balconista R$ 20,00 e peguei na minha bolsa 80 centavos, para evitar receber ainda mais moedas. A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina registradora, aparentemente sem saber o que fazer.
Tentei explicar que ela tinha que me dar 5,00 reais de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la. Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar e ela aparentemente continuava sem entender. Por que estou contando isso? Porque me dei conta da evolução do ensino de matemática desde 1950, que foi assim:

1. Ensino de matemática em 1950:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda.
Qual é o lucro?

2. Ensino de matemática em 1970:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda ou R$ 80,00. Qual é o lucro?

3. Ensino de matemática em 1980:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é R$ 80,00.
Qual é o lucro?

4. Ensino de matemática em 1990:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é R$ 80,00.
Escolha a resposta certa, que indica o lucro:
( )R$ 20,00 ( )R$ 40,00 ( )R$ 60,00 ( )R$ 80,00 ( )R$ 100,00

5. Ensino de matemática em 2000:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é R$ 80,00.
O lucro é de R$ 20,00.
Está certo?
( )SIM ( ) NÃO

6. Ensino de matemática em 2009:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é R$ 80,00.
Se você souber ler, coloque um X no R$ 20,00.
( )R$ 20,00 ( )R$ 40,00 ( )R$ 60,00 ( )R$ 80,00 ( )R$ 100,00

7. Em 2011 vai ser assim:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é R$ 80,00.
Se você souber ler, coloque um X no R$ 20,00.
(Se você é afro descendente, especial, indígena ou de qualquer outra minoria social não precisa responder).
( )R$ 20,00 ( )R$ 40,00 ( )R$ 60,00 ( )R$ 80,00 ( )R$ 100,00
-E se um moleque resolver pichar a sala de aula e a professora fizer com que ele pinte a sala novamente, os pais ficam enfurecidos pois a professora provocou traumas na criança.

- Essa pergunta foi vencedora em um congresso sobre vida sustentável:
“Todo mundo está 'pensando'em deixar um planeta melhor para nossos filhos...
Quando é que se 'pensará' em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"