segunda-feira, 18 de julho de 2011

SAÚDE AMBIENTAL, ACIDENTES NATURAIS, ARTIFICIAIS E OS RISCOS PARA A SAÚDE DA FAMÍLIA

Ao longo da leitura percebemos que a degradação ambiental e a situação atual do trabalho da sociedade e a conseqüente queda na qualidade de vida e aumento da desigualdade/exclusão social, estão a exigir no nosso entender uma discussão que aprofunde a articulação entre trabalho, meio ambiente e desenvolvimento econômico, pois se questiona até que ponto os recursos naturais e a humanidade suportarão o modelo hegemônico de produção, trabalho e consumo.

A utilização irracional dos recursos naturais, a partir da ausência de consciência comprometida com a responsabilidade ambiental é um dos maiores desafios a serem enfrentados em um novo contexto social de desenvolvimento na atualidade. Nesta conjuntura, um novo paradigma deverá está posto: o de buscar alternativas de produção que minimizem os danos ao ambiente e permitam a renovação de seus recursos. Nas palavras de Leonardo Boff um dos maiores desafios da humanidade é buscar o desenvolvimento dentro de uma perspectiva da sustentabilidade.

Os problemas ambientais, talvez os mais sérios vividos pela humanidade, como por exemplo a fome e situação de miserabilidade de milhões de indivíduos do mundo, parecem estar suscitando fortes sinais de resistência aos velhos paradigmas, com o surgimento de um corrente como indicadora de uma nova consciência.
É preciso destacar, portanto que os problemas ambientais, neste início de terceiro milênio, felizmente, já estão sendo o tema central das discussões em vários foros pelo mundo a fora. Percebemos os sinais de que a humanidade caminha para um melhor momento, em que conviverá com o meio ambiente de forma mais equilibrada, colocando-se apenas como parte dele e não como seu senhor supremo.

É possível verificar isto através da promoção da gestão ambiental, criação de normas de controle entre outros relacionados ao processo de evolução ambiental atual. Lembramos também que nada disso dará resultado se não houver uma mudança de comportamento a partir de cada indivíduo. No meu entendimento, a sustentabilidade tem início na subjetividade do ser, quando o sentimento individualista, inerente ao ser humano, for superado pelo coletivo. Portanto não há formas de garantir processos sustentáveis, se os agentes destes não representarem seus papéis nesta engrenagem.

Em consonância a este processo de desenvolvimentos percebemos a intensa atividade industrial trazendo para nós uma idéia de recursos infinitos. É perceptível que após diversos séculos de degradação ambiental, somados ao pensamento de que a natureza possuiria ‘recursos infinitos’, os recursos naturais foram utilizados desregradamente de forma irracional. Essa irracionalidade leva não só a um desgaste ambiental, mas também um desgaste da saúde daqueles que trabalham nos mais diversos setores da economia.

Não é de hoje que as inter-relações entre população, recursos naturais e desenvolvimento têm sido objeto de preocupação social e de estudos científicos. Desde há muito, as exigências cada vez mais complexas da sociedade moderna vêm acelerando o uso dos recursos naturais, resultando em danos ambientais que colocam em risco a sobrevivência da humanidade no planeta. A história mostra que o homem sempre utilizou os recursos naturais para o desenvolvimento da tecnologia e da economia e, com isso, garantir uma vida com mais qualidade. Mas, a busca do homem por uma vida melhor está lhe trazendo doenças, problemas sociais e comprometendo seu futuro na Terra, já que suas ações são altamente degradantes. Tais desgastes corroboram para problemas de saúde que se encontra cada vez mais comum no ambiente de trabalho como doenças respiratórias causadas pela intoxicação do ambiente.

O jornal "A Folha de S. Paulo" noticiou em outubro de 2004, que as enormes quantidades de substâncias químicas encontradas no ar, na água, nos alimentos e nos produtos utilizados rotineiramente estão diretamente relacionadas com uma maior incidência de câncer, de distúrbios neurocomportamentais, de depressão e de perda de memória. Tal reportagem também divulgou dados do Instituto Nacional do Câncer dos EUA, apontando que dois terços dos casos de câncer daquele país têm causas ambientais.

Portanto, diariamente é possível presenciar várias situações que nos revelam como a degradação ambiental causa problemas na saúde e nas condições de vida do homem.
Quando se fala em questões ambientais e de saúde humana, não basta indenizar o vexame, a dor e as irreparáveis seqüelas causadas pelas doenças surgidas por conta da degradação da natureza. É preciso agir antes, empregando de forma efetiva o princípio da prevenção e, ser for preciso, o da precaução. Afinal preservar e conservar o meio ambiente se traduz na garantia de sobrevivência da própria espécie humana e, nesse sentido, "a natureza não pode se adequar às leis criadas pelo homem, muito pelo contrário, o direito deve ser formulado em respeito às limitações naturais, submetendo às atividades econômicas às exigências naturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário