domingo, 20 de fevereiro de 2011

SANEAMENTO BÁSICO AJUDA NO COMBATE AO MOSQUITO DA DENGUE

Números reveladores do último Levantamento Rápido de Infestação por Aedes Aegypti (LIRAa) de 2010 apontam que, existe relação entre a alta ocorrência de casos de dengue e a falta de Saneamento Básico.

A informação foi divulgada pelo jornal O Estado de S.Paulo e Agência CNM. O mapeamento mostrou que a incidência foi mais elevada nas regiões que não possuem água canalizada – nas torneiras – e que são submetidas a rodízios. Nos bairros com precariedade ou falta de saneamento, geralmente a comunidade estoca água em baldes, caixas ou outros sistemas improvisados e sem segurança.

O relatório aponta que, no Nordeste, 72% dos focos encontrados estavam em depósitos de água. Enquanto no Norte, 48% das larvas estavam em tonéis, tambores e poços. Já os antigos focos como: vasos, lajes, piscinas e pneus apareceram bem pouco nas estatísticas. No Norte, apenas 22,6% dos criadouros estavam nesses pontos.

A pesquisa promovida pelo Ministério da Saúde mostrou que, além de investimento em campanhas de conscientização e vigilância de focos, é fundamental universalizar os serviços de Saneamento para combater a dengue no País. As atividades de Saneamento são: abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo da água das chuvas, coleta e destinação de resíduos sólidos e a preservação dos mananciais.

Para o ano de 2011, o Governo deve destinar R$ 4,8 bilhões para obras de Saneamento as prefeituras e aos governos estaduais. Recursos que, na maior parte, vêm das contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). No entanto, os Municípios só têm acesso a esta verba por meio de elaboração e apresentação de projeto.

Em relação ao acesso aos recursos para este tipo de obras, o superintendente executivo da Associação das Empresas de Saneamento Básico Estaduais, Walder Suriani, ressaltou – durante entrevista a Rádio Nacional – que o principal entrave é a burocracia.

MATÉRIA POSTADA NO SITE ICÓ É NOTICIA...

Nenhum comentário:

Postar um comentário