segunda-feira, 16 de maio de 2011

12 de maio - Dia Mundial da Enfermagem

"A Enfermagem é uma arte; e para realizá-la como arte, requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso, quanto a obra de qualquer pintor ou escultor; pois o que é tratar da tela morta ou do frio mármore comparado ao tratar do corpo vivo, o templo do espírito de Deus? É uma das artes; poder-se-ia dizer, a mais bela das artes."
Florence Nightingale

O enfermeiro é o alicerce no processo do cuidado à vida. É o responsável direto por acompanhar cada caso de dor, alegria, recuperação e, também, apoiar a família nas fatalidades. Ser enfermeiro é além de tudo, ser ético, humano e dinâmico na busca de um processo interpessoal enfermeiro-paciente, produzindo cidadania e bem estar.

Nesse dia, em que comemoramos o dia Mundial da Enfermagem, além dos nossos cumprimentos pela data a todos que compõem a categoria, incluindo os técnicos e auxiliares de enfermagem, colocamos também, a necessidade da aprovação do Projeto de Lei 2295/2000, que propõe a redução da jornada de trabalho da categoria para 30 horas semanais. Além disso, chamamos atenção também, para aprovação do Projeto de Lei do Piso Salarial dos Profissionais de Enfermagem.

Horas adequadas de trabalho, piso salarial e qualificação profissional são direitos básicos de qualquer profissional. É uma questão de respeito, de cidadania, de valorização para pessoas que dedicam a maior parte de sua vida a arte de cuidar.

Aos anjos da vida, como assim são chamados os enfermeiros, enfermeiras, técnicos e auxiliares, fica o nosso abraço e cumprimento pelo exercício, pautado com dedicação e amor, pelo Dia Mundial da Enfermagem. Além, do nosso constante compromisso em levantar as bandeiras de lutas para dar à categoria a visibilidade e a dignidade merecida por cada um desses profissionais.

Feliz Dia Mundial da Enfermagem!

TEXTO ESCRITO PELA DEPUTADA MIRIAM SOBREIRA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário