segunda-feira, 30 de maio de 2011

CAPACITAÇÃO DE DENGUE

A capacitação de profissionais de saúde sobre a dengue foi o foco de uma iniciativa conjunta da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE) e da Secretaria da Saúde do Ceará (SESA). De março até maio deste ano, médicos e enfermeiros que atuam na Estratégia Saúde da Família e Emergências dos hospitais de diferentes municípios cearenses participaram do curso “Capacitação sobre o Manejo de Casos de Dengue”.



Ao todo, foram realizados 13 cursos em 83 municípios, mobilizando 708 profissionais de saúde. As duas últimas capacitações contemplaram os municípios de Icó (dia 24/05) e Brejo Santo (dia 25/05).



Promovido pela ESP-CE, em parceria com a Coordenadoria de Promoção e Proteção da Saúde da SESA, através do Núcleo de Vigilância Epidemiológica e Atenção Básica, o curso “Capacitação sobre o Manejo de Casos de Dengue” se apresentou como uma proposta de capacitação de profissionais de referência nos sistemas de saúde locais.



Este curso teve como um dos seus eixos a reflexão acerca das práticas pedagógicas e as metodologias de ensino tradicionalmente adotadas nos processos educativos em saúde para discutir a implementação de uma teoria crítico-reflexiva, enquanto elemento integrador dos processos educativos. O compromisso desta capacitação foi de tornar sua clientela referência e multiplicadora dos conhecimentos gerais e específicos adquiridos, adotando o mesmo método de ensino-aprendizagem.



A iniciativa aprofundou os conhecimentos dos profissionais de saúde sobre os conceitos envolvidos na compreensão do comportamento epidemiológico, das atividades de controle e do tratamento desta doença. Desta forma, buscou-se soluções para atender as demandas dos profissionais de saúde a fim de que se tornem aptos a prestarem assistência de qualidade, em qualquer nível de atenção, aos pacientes com dengue, em todas as suas formas de apresentação.



Municípios



O curso mobilizou 83 municípios cearenses: 30/03 - Caucaia: Caucaia, Fortaleza, São Gonçalo do Amarante; 06/04 - Itapipoca: Itapipoca, Amontada, Miraíma, Trairí, Tururu, Uruburetama, Umirim; 19/04 - Guaiúba: Guaiúba, Barreira, Palmácia; 26/04 - Eusébio: Eusébio, Itaitinga; 14/04 e 09/05 - Crato: Crato, Araripe, Altaneira, Antonina do Norte, Campos Sales, Farias Brito, Juazeiro, Potengi, Nova Olinda, Salitre, Santana do Cariri, Várzea Alegre, Tarrafas; 27/04 - Sobral: Sobral, Alcântaras, Catunda, Coreaú, Forquilha, Frecheirinha, Graça, Groaíras, Santana do Acaraú, Uruoca, Hidrolândia, Ipu, Irauçuba, Massapé, Meruoca, Moraújo, Pacujá, Pires, Ferreira, Reriutaba, Sta. Quitéria, Varjota; 19/04 - Quixadá: Quixeramobim, Banabuiú, Quixadá, Senador Pompeu, Ibaretama, Milhã, Choró, Pedra Branca, Solonópole, Ibicuitinga; 18/04 e 02/05 - Juazeiro: Missão Velha, Jardim, Barbalha, Juazeiro, Caririaçu, Granjeiro; 11/05 – Brejo Santo: Abaiara, Aurora, Barro, Brejo Santo, Jati, Mauriti, Milagres, Pena Forte, Porteiras.



Dengue



A dengue é considerada, hoje, como um importante problema de saúde pública em muitas regiões do mundo, particulamente no Brasil. As manifestações clínicas da doença vão desde as formas brandas até as formas mais graves, com grande número de mortes em algumas regiões. Em virtude disso e, mais especificamente, pela progressão do número de casos de dengue e de áreas infestadas pelo mosquito Aedes aegypti, tornou-se imperativo o desenvolvimento de estratégias para controle dessa doença.



No Brasil, diversos programas foram instituídos para combater aspectos pontuais da doença como, por exemplo, combate ao mosquito e elaboração de materiais educativos. No entanto, a situação continua crítica, uma vez que a progressão de áreas infestadas atinge mais de 3.000 municípios, tendo aumentado o número de casos, assim como, as formas graves da doença . No último alerta do Ministério da Saúde, o Ceará ficou entre os 10 Estados em situação de risco de epidemia de dengue, fazendo com que a SESA reforçasse as ações de prevenção e combate ao mosquito transmissor da doença.



Mais informações: 85 3101.1400

Nenhum comentário:

Postar um comentário