segunda-feira, 30 de maio de 2011

DIA MUNDIAL DO TABACO

A Escola de Saúde Pública do Ceará e a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, por meio da Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde e o Núcleo de Vigilância Sanitária, comemoram o Dia Mundial sem Tabaco, celebrado em 31 de maio, com a realização de uma palestra intitulada “Ações de Controle do Tabaco”.

Segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS, o tabagismo é a segunda causa mundial de morte, estando atrás, apenas, da hipertensão e, sendo responsável pelo óbito de um em cada dez adultos no mundo.

A celebração do Dia Mundial sem Tabaco tem o objetivo de sinalizar os riscos para a saúde associados ao consumo do tabaco, e fomentar políticas públicas eficazes de redução do seu consumo. A OMS instituiu esse dia em 1987 para chamar a atenção do mundo sobre a epidemia do tabagismo e suas conseqüências letais.

Na ESP-CE, a comemoração acontece no dia 30 de maio, às 10h, no auditório Ciro Gomes, ocasião em que será proferida a palestra conduzida por Vânia Regina Câmara Campelo, técnica da Gerência de Produtos Derivados do Tabaco da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA.

O evento será gratuito, aberto à comunidade, e compõe as atividades do Curso de Vigilância Sanitária de Produtos de Interesse à Saúde, a ser realizado no período de 30 de maio a 3 de junho, também na ESP-CE.

Destinado aos técnicos de Vigilância Sanitária das Coordenadorias Regionais de Saúde-CRES de Fortaleza/Cascavel (1ª CRES), Caucaia (2ª CRES), Maracanaú (3ª CRES), Baturité (4ª CRES) e Canindé (5ª CRES), o curso tem por objetivo aprimorar os conhecimentos técnicos e habilidades dos profissionais para uma ampla, multidisciplinar e multiprofissional atuação na área de Vigilância Sanitária de Produtos Relacionados à Saúde, contribuindo para o fortalecimento do processo de descentralização das ações de VISA..

Informações poderão ser obtidas através dos telefones: (85) 3101.1400 / (85) 3101.1407.

Nenhum comentário:

Postar um comentário