segunda-feira, 30 de maio de 2011

SEMINÁRIO DEBATE CONTROLE DA TUBERCULOSE

A Escola de Saúde Pública do Ceará, através da Coordenadoria de Pós-Graduação de Vigilância em Saúde, promoverá, nos dias 30 e 31 de maio, o Seminário de Manejo Clínico da Tuberculose, no Hotel Mareiro, em Fortaleza. O evento conta com a parceria da Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde, por meio do Programa de Controle da Tuberculose da Secretaria de Saúde do Ceará e do Ministério da Saúde.

Este curso visa instrumentalizar profissionais médicos nas novas recomendações para o controle da tuberculose no Brasil, possibilitando que esses profissionais tornem-se multiplicadores de saberes e condutas referentes à detecção precoce de bacilíferos positivos e continuidade dos portadores em tratamento.

Estão sendo disponibilizadas 100 vagas no total, contemplando todas as 21 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRES) e distribuídas da seguinte forma: 20 vagas para o município de Fortaleza, 10 para 2ª, priorizando 5 vagas para o município de Caucaia, 10 para a 3ª, priorizando 05 vagas para o município de Maracanaú e 2 para o município de Maranguape, 10 para a 11ª, priorizando 5 vagas para o município de Sobral, 8 para a 20ª, priorizando 4 vagas para o município de Crato, 6 para a 21ª, priorizando 2 vagas para o município de Juazeiro, 4 para a 6ª, priorizando 2 vagas para o município de Itapipoca e 2 vagas para as demais CRES.

Tuberculose

Reconhecida como uma emergência global pela Organização Mundial de Saúde, a tuberculose é prioridade do governo brasileiro desde 2003. É uma das doenças infecciosas que mais mata em todo o mundo e a principal causa de mortalidade entre pessoas infectadas pelo HIV.

O Brasil tem, ainda, elevadas taxas de incidência e de mortalidade por tuberculose, ocupando o 18º lugar em número absoluto de casos. No Ceará, em 2010, foram notificados 3430 mil casos novos correspondendo uma taxa de incidência de 40,1 por 100 mil habitantes e uma taxa de mortalidade de 3 por 100 mil habitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário