domingo, 19 de junho de 2011

DESCOLAMENTO PREMATURO DA PLACENTA: Saiba um pouco mais.

O descolamento prematuro de placenta (DPP) é a separação, fora de hora, da placenta do útero, e ocorre a partir do quinto mês de gestação. Esta separação pode causar graves problemas para a mãe e o bebê. Os sintomas e as conseqüências dependem da quantidade de placenta descolada, que pode variar de milímetros até sua totalidade.

A causa do DPP ainda não foi completamente desvendada pelos cientistas, mas alguns fatores contribuem para que ela aconteça. A pressão alta, responsável por 50 % dos casos, ocasiona a ruptura dos vasos sangüíneos na placenta e provoca hemorragia e descolamento da placenta. O cordão umbilical curto, fumo e drogas, anemia, desnutrição, idade materna avançada, bolsa d'água rompida (saco amniótico) antes do trabalho de parto, traumas e acidentes diretos (batidas de carro e quedas de escada) sobre o ventre materno são outros possíveis fatores que levam à DPP.

Em quase metade dos casos de DPP não se conhece a causa, mas sabe-se que o risco de se repetir em outra gravidez aumenta. Qualquer que seja a causa, a placenta se descola do útero e começa a sangrar, produzindo uma hemorragia interna que pode ou não extravasar e causar sangramento externo vaginal. Quando mais da metade da placenta se descola, a morte do bebê é inevitável. No local do descolamento aparece uma "cratera" na placenta.

Não há exames ou testes laboratoriais que prevejam o DPP. O diagnóstico só é feito depois da ocorrência do problema, e os sintomas são dor intensa e súbita na barriga. Pode não haver hemorragia pela vagina, mas a hemorragia interna (dentro da barriga) com útero endurecido confirma o diagnóstico. O bebê pode estar vivo ou não, dependendo da extensão do descolamento. A hemorragia pode causar a morte da mãe por anemia e problemas de coagulação sangüínea.

A mortalidade materna pode chegar a 3% dos casos e a fetal a 90%. Quando há chance de sobrevivência do bebê o tratamento é a transfusão sangüínea e a cesariana. Se mesmo após a retirada do bebê por cesariana o útero não se contrai e não pára de sangrar, é necessária a cirurgia para a retirada do útero (histerectomia), evitando, assim, o óbito materno (morte da mãe) por sangramento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário