domingo, 30 de janeiro de 2011

UMA BREVE DISCUSSÃO SOBRE ENSINO A DISTÂNCIA

Na atualidade, cada vez mais a sociedade de um modo geral, em relação ao conhecimento em particular, expõe demandas educativas novas que requerem profissionais com uma formação multidisciplinar capazes de enfrentá-las. Essas novas necessidades educativas geram, por sua vez, novos campos e contextos educativos, diferentes dos convencionais, em que se fazem necessárias intervenções educacionais especializadas, dirigidas por profissionais com competências específicas. Através do texto lido percebemos que os avanços tecnológicos proporcionam facilidade, agilidade e especificidades na formação de profissionais cada vez mais qualificados.
Por muito tempo a educação a distância tem sido alvo de preconceitos por ser um tipo de formação não presencial dizendo os mesmos (estudiosos na educação) que um aprendizado só se mostra eficaz a partir da presença do docente na retirada de dúvidas anexando a amostra de uma prática. É perceptível que isso não se conclui na íntegra visto que a educação a distância se mostra cada vez mais atuante no processo de formação profissional. Através da aplicação de tecnologias cada vez mais avançadas e inovadoras o processo educacional a distância se mostra consolidado de uma forma bem mais límpida. Percebemos também que este tipo de formação amolda ao estilo de vida do profissional capacitando-o para novas tecnologias através do acesso via web a informações transformando o meio de comunicação e aprendizado entre pessoas.
Por fim o processo educacional a distância propõe uma mudança de paradigmas onde o aluno a partir deste momento é o foco na busca do aprendizado utilizando meios interativos de comunicação e pesquisa utilizando o tripé conectividade - autonomia - comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário